Copyright

Proteja sua criação!

Há mais de 40 anos atuando neste mercado, a Continental
Marcas e Patentes possui vasta experiência e competência
para ajudá-lo a realizar o registro de sua criação autoral.


Preencha este formulário e um de nossos especialistas
entrará em contato com você para tirar todas suas dúvidas
sobre o assunto.

Preencha este formulário

Em até 24h um de nossos especialistas entrará em contato com você.

Direitos Autorais (Copyright)

Direito de Autor, também chamado Copyright, visa proteger as criações expressas por qualquer meio, tais como:

– Os textos de obras literárias, artísticas ou científicas;

– As obras dramáticas e dramáticas musicais;

– As composições musicais, que tenham ou não letra;

– As obras de desenho, apostilas, livros, personagens etc.

Pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou. Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos após o seu falecimento, obedecida à ordem sucessória da lei civíl.

Para mais informações, clique no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

PERGUNTAS FREQUENTES

R: É o direito que todo criador de uma obra intelectual tem sobre a sua criação. Esse direito personalíssimo, exclusivo do autor (art. 5. º, XXVII, da Constituição Federal), constitui-se de um direito moral (criação) e um direito patrimonial (pecuniário). Está definido por vários tratados e convenções internacionais, dentre os quais o mais significativo é a Convenção de Berna. No Brasil, a Lei n. º 9.610 de 19/02/98 regula os direitos de autor.

R: Não, o registro não é obrigatório. Conforme se infere na legislação autoral vigente, o registro no campo autoral tem conteúdo meramente declaratório, e não constitutivo como ocorre no direito de propriedade industrial em geral.

R: Sim. Como qualquer outra propriedade, tudo ou parte dos direitos de uma obra podem ser transferidos pelo autor para outra pessoa física ou jurídica.

R: Sim. Se o autor deixou claro que não permite divulgação, independente de citar a autoria ou não, e mesmo assim teve seu conteúdo divulgado, houve infração e o autor poderá denunciar o infrator.

R: Denunciando o infrator, recorrendo às vias judiciais. Em casos de obra registrada facilita o requerimento de indenização por infração cometida.

Open chat